7º ENESEB
8, 9 e 10 de julho de 2021
Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica
Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações
UFPA - BELÉM - PA - BRASIL
online

7º ENESEB

Conheça mais sobre o evento

Bem vindas/os ao nosso site!

      O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, acontecerá no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.

      Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento será integralmente na modalidade remota.

      Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os terão acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Haverá, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.

      Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.

      Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.

      O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chega pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, está sendo organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.

      Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.

      Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança.

Facebook Instagram