Normas para Oficinas Pedagógicas (OP's)

9º ENESEB
11,12 e13 de julho de 2025
Comitê de Pesquisa Ensino de Sociologia da SBS
 
EDITAL DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

     A Comissão Organizadora do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) faz saber, por meio deste Edital, dos prazos e regras para submissão de propostas para o 9º ENESEB.
 
     O evento, cujo tema é "Cadê a Sociologia que estava aqui? Imaginando Sociologias na educação básica" ,é promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), organizado pelo Comitê de Pesquisa Ensino de Sociologia da SBS.
 
     O 9º ENESEB ocorrerá entre os dias 11, 12 e 13 de julho de 2025 de forma integralmente presencial. A programação completa compreenderá Conferências (CF’s), Mesas-Redondas (MR’s), Oficinas Pedagógicas (OP’s), Grupos de Trabalho (GT’s), exposição de Pôsteres (PP’s) e lançamento de livros.
 
     Este Edital orienta o envio de propostas de Oficinas Pedagógicas (OP’s).
 
     As propostas de Conferências (CF’s), Mesas-Redondas (MR’s), exposições fotográficas, exibição de filmes documentários e atividades culturais são de responsabilidade exclusiva da Comissão Organizadora do evento.
 
     Todas as decisões e ações das comissões considerarão a equidade de gênero, raça, etnia, geração/senioridade e região.
 
 
PRAZOS
 
Etapa Período
Submissão de propostas para OP’s de 20/12/24 a 20/02/25
Divulgação da lista de OP’s aprovadas 13/03/25
Realização do 9º  ENESEB 11 a 13/07/2025

 
REGRAS

 
OFICINAS PEDAGÓGICAS (OP’s)
 
     As OP’s consistem em sessões cuja finalidade é praticar e discutir intervenções didáticas para o ensino da sociologia. É importante destacar que as OP’s não se confundem com relato de experiência, mas compreendem uma atividade realizada e refletida coletivamente. O público esperado são professores/as de ciências sociais da rede pública e privada e licenciados/as e licenciandas/os da área de ciências humanas de todo o país. Serão selecionadas até 15 (quinze) OP’s que terá de 3h (três horas) numa única sessão, com limite máximo de 50 (cinquenta) vagas. Uma vez aprovada a OP’s as/os coordenadores/as assumem a responsabilidade de orientar o desenvolvimento das atividades propostas, elaborar e enviar com antecedência materiais e recursos necessários para seu bom desenvolvimento.
 
       1.    Formação da/o coordenador/a e membros/as: professoras/es de sociologia na Educação Básica e licenciados/as em Ciências Sociais e áreas afins.
       2.    Coordenação: a OP deverá ser coordenada por, no máximo, 2 (dois/duas) coordenadoras/es que poderão ser auxiliados/as por, no máximo, 2 (dois/duas) monitores/as.
       3.    Proposta: A/o proponente deverá preencher o formulário eletrônico para proposta de OP, que deverá conter dados pessoais dos/as proponentes, título (com ou sem subtítulo), ementa com até 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço e um texto de 6.000 (seis mil) até 12.000 (doze mil) caracteres com espaço apresentando os seguintes itens: a) tema, relevância e justificativa; b) objetivos gerais e específicos; c) procedimentos, etapas e desenvolvimento da OP; d) orientações aos participantes; e, por fim, e) um breve currículo da/o/dos/as proponente/s. Todo o plano de desenvolvimento da OP deverá ser elaborado considerando dois fatores: o limite de 3h numa única sessão e a modalidade presencial.
       4.    Procedimento:
       a) O encaminhamento será feito por um/a dos/as coordenadores/as exclusivamente por meio de plataforma eletrônica de inscrições e submissões.
       b) As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário próprio a ser disponibilizado na plataforma eletrônica. 
       c) Todos/as membros/as (inclusive a/o coordenadora/r) deverão efetuar antecipadamente seu cadastro no sistema de inscrições online da mesma plataforma.
 
Observações:
 
       · Após aprovação da OP, as/os coordenadores/as e monitores/as deverão efetuar sua inscrição no evento.
       · É vetada a participação de um/a mesma/o coordenador/a em mais de uma OP.
       · É permitida às/aos coordenadores de OP a apresentação de trabalho em GT e/ou participação em MR, desde que no caráter de expositor/a, e sem conflitos de atividades e horários.
       · Na seleção das OP’s, a comissão científica estará atenta à variedade de temas e abordagens no ensino da sociologia e à diversidade regional e institucional do país.
       · O evento não bancará as despesas de viagem/estadia da/o coordenador/a do GT.
 
 
ITENS DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO PARA PROPOSTA DE OP’S
 
Nome das/os proponente/s;
Nome das/os monitores;
Instituição de Ensino das/os proponente/s;
Identificação étnico racial das/os proponente/s;
Gênero das/os proponente/s;
Município/Estado onde residem as/os proponente/s;
Título da Oficina Pedagógica (com ou sem subtítulo);
Ementa (1.500 caracteres com espaço);
Texto contendo de 6.000 a 12.000 caracteres com espaço e deverá ser anexado na plataforma em arquivo PDF com tamanho máximo de 2MB, contendo os seguintes itens;
           
            a) Tema, relevância e justificativa
            b) Objetivos gerais e específicos
            c) Procedimentos, etapas e desenvolvimento
            d) Orientações aos participantes (leituras prévias e/ou instrumentos necessários para o dia da oficina)
            e) Breve currículo das/os proponentes

IX ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Cadê a Sociologia que estava aqui? Imaginando Sociologias na educação básica