EDITAL DE SUBMISSÃO DE PÔSTER
 
 
A Comissão Organizadora do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) faz saber, por meio deste Edital, dos prazos e regras para submissão de propostas para o 9º ENESEB.
 
O evento, cujo tema é “Cadê a Sociologia que estava aqui? Imaginando Sociologias na educação básica”, é promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), organizado pelo Comitê de Pesquisa Ensino de Sociologia da SBS.
 
O 9º ENESEB ocorrerá entre os dias 11, 12 e 13 de julho de 2025 de forma integralmente presencial. A programação completa compreenderá, Mesas-Redondas (MR’s), Oficinas Pedagógicas (OP’s), Grupos de Trabalho (GT’s), exposição de Pôsteres (PP’s), lançamento de livros e atividades culturais.
 
Este Edital orienta o envio de resumos para Pôsteres (PP’s).
 
            Todas as decisões e ações das comissões considerarão a equidade de gênero, raça, etnia, geração/senioridade e região.
 
PRAZOS
 
| Etapa | Período | 
| Inscrição de PP’s | de 06/03/25 a 30/04/25 | 
| Divulgação dos resultados dos PP’s aprovados | 22/05/25 | 
| Divulgação da programação completa do 9º Eneseb | 05/06/2025 | 
| Data limite do envio dos trabalhos completos para os PP’s | 16/06/25 | 
| Realização do 9º ENESEB | 11 a 13/07/2025 | 
  
 
 
PÔSTER (PP)
 
Graduandos/as em ciências sociais e áreas afins poderão submeter trabalhos resultantes de pesquisas e experiências na área de ensino da sociologia para apresentação na forma de pôster. A seleção ocorrerá a partir da avaliação de um resumo. Após a aprovação, a/o graduando/a enviará o pôster, que será exposto de forma presencial durante as atividades do evento nas sessões específicas de pôsteres.
 
Titulação mínima do proponente: graduanda/o em ciências sociais e áreas afins.
Autoria: cada trabalho poderá ter no máximo 3 (três) pessoas em coautoria, ou seja, serão 4 (quatro) autoras/es no total, incluindo orientador/a (quando houver).
Submissão de resumo: a proposta encaminhada deve conter título (com ou sem subtítulo) e resumo simples com até 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço e resumo expandido com, no mínimo, 3.000 (três mil) e, no máximo, 3.500 (três mil e quinhentos) caracteres com espaço, contendo:
a)     Introdução;
b)    Objetivos,
c)     Desenvolvimento,
d)    Metodologia,
e)     Considerações finais/resultados e referências.
 
Envio do pôster: todos as/os autoras/es que tiverem sua proposta aprovada deverão preparar um pôster para exibição de acordo com o template disponível no site.
 
Procedimento: 
a) O encaminhamento do resumo e do pôster será feito pelo autor/a principal exclusivamente por meio de plataforma eletrônica de inscrições e submissões e será este o responsável pela indicação dos/as demais coautores/as.
b) Todos/as autores/as deverão efetuar antecipadamente seu cadastro no sistema de inscrições online da mesma plataforma.
c) Para ter o trabalho publicado, todos os integrantes, seja autor/a ou coautores/as, deverão efetuar o pagamento da inscrição
 
 
Observações:
 
·         Após aprovação do pôster, as/os participantes deverão se inscrever no evento.
·         Cada autor/a principal pode se inscrever como autor principal em apenas 1 (um) pôster.
·         É vetada a coautoria em mais de um pôster.
·         Na seleção dos pôsteres, as comissões estarão atentas à diversidade étnica, regional e institucional do país.
 
V. ITENS PARA SUBMISSÃO DE PÔSTER
 
Nome das/os proponente/s:
Instituição de Ensino das/os proponente/s:
Identidade étnico racial das/os proponente/s:
Gênero das/os proponente/s:
Município/Estado onde residem as/os proponente/s:
Título da comunicação (com ou sem subtítulo):
Resumo (3.000 a 3.500 caracteres com espaço):
a)     Introdução
b)     Objetivos
c)      Metodologia
d)     Considerações finais/resultados
e)     Referências