Oficinas Pedagógicas (OP's)

EDITAL DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
 
 
A Comissão Organizadora do 8º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) faz saber, por meio deste Edital, dos prazos e regras para submissão de propostas para o 8º ENESEB.
 
O evento, cujo tema é “O Ensino de Sociologia em tempos difíceis: aprendizagem da ciência, da coragem e esperança!”, é promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), organizado pelo Comitê de Pesquisa Ensino de Sociologia da SBS e pela Universidade Federal do Pará.
 
O 8º ENESEB ocorrerá entre os dias 7, 8 e 9 de julho de 2023 de forma integralmente remota. A programação completa compreenderá Conferências (CF’s), Sessão de Homenagens (SH), Mesas-Redondas (MR’s), Oficinas Pedagógicas (OP’s), Grupos de Trabalho (GT’s), exposição de Pôsteres (PP’s) e lançamento de livros.
 
Este Edital orienta o envio de propostas de Oficinas Pedagógicas (OP’s).
 
As propostas de Conferências (CF’s), Mesas-Redondas (MR’s), Sessão de Homenagem (SH), exposições fotográficas, exibição de filmes documentários e atividades culturais são de responsabilidade exclusiva da Comissão Organizadora do evento.
 
            Todas as decisões e ações das comissões considerarão a equidade de gênero, raça, etnia, geração/senioridade e região.
 
 
PRAZOS
 
Etapa Período
Submissão de propostas para OP’s de 26/12/22 a 08/03/23
Divulgação da lista de OP’s aprovadas 24/03/23
Realização do 8º  ENESEB 07 a 09/07/2023

 
REGRAS
 
 
OFICINAS PEDAGÓGICAS (OP’s)
 
As OP’s consistem em sessões cuja finalidade é praticar e discutir intervenções didáticas para o ensino da sociologia. É importante destacar que as OP’s não se confundem com relato de experiência, mas compreendem uma atividade realizada e refletida coletivamente. O público esperado são professores/as de ciências sociais da rede pública e privada e licenciados/as e licenciandas/os da área de ciências humanas de todo o país. Serão selecionadas até 15 (quinze) OP’s que serão realizadas em uma sessão única de até 3 horas, com limite máximo de 50 (cinquenta) vagas. Uma vez aprovada a OP’s as/os coordenadores/as assumem a responsabilidade de orientar o desenvolvimento das atividades propostas, elaborar e enviar com antecedência materiais e recursos necessários para seu bom desenvolvimento.
 
1.     Formação da/o coordenador e membros/as: professoras/es de sociologia na Educação Básica e licenciados/as em Ciências Sociais e áreas afins.
2.     Coordenação: a OP deverá ser coordenada por, no máximo, 2 (dois/duas) coordenadoras/es que poderão ser auxiliados/as por, no máximo, 2 (dois/duas) monitores/as.
3.     Proposta: A/o proponente deverá preencher o formulário eletrônico para proposta de OP (cujos itens constam no anexo ao edital) que deverá conter dados pessoais dos/as proponentes, título (com ou sem subtítulo), ementa com até 1.500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço e um texto de 6.000 (seis mil) até 12.000 (doze mil) caracteres com espaço apresentando os seguintes itens: a) tema, relevância e justificativa; b) objetivos gerais e específicos; c) procedimentos, etapas e desenvolvimento da OP; d) orientações aos participantes;  e, por fim, e) um breve currículo da/o/dos/as proponente/s. Todo o plano de desenvolvimento da OP deverá ser elaborado considerando dois fatores: o limite de 3h numa única sessão e a modalidade remota.
4.     Procedimento:
a) O encaminhamento será feito por um/a dos/as coordenadores/as exclusivamente por meio de plataforma eletrônica de inscrições e submissões.
b) As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário próprio a ser disponibilizado na plataforma eletrônica. 
c) Todos/as membros/as (inclusive a/o coordenadora/r) deverão efetuar antecipadamente seu cadastro no sistema de inscrições online da mesma plataforma.
 
Observações:
 
·         Após aprovação da OP, as/os proponentes deverão efetuar o pagamento de sua inscrição no evento.
·         É vetada a participação de coordenadoras/es de OP’s que sejam coordenadores de MR e de GT.
·         É vetada a participação de um/a mesma/o coordenador/a em mais de uma OP.
·         É permitida às/aos coordenadores de OP a apresentação de trabalho em GT e/ou participação em MR, desde que no caráter de expositor/a, e sem conflitos de atividades e horários.
·         Na seleção das OP’s, a comissão científica estará atenta à variedade de temas e abordagens no ensino da sociologia e à diversidade regional e institucional do país.
 
 
ITENS DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO PARA PROPOSTA DE OP’S
 
Nome das/os proponente/s
Nome das/os monitores:
Instituição de Ensino das/os proponente/s:
Identificação étnico racial das/os proponente/s:
Gênero das/os proponente/s:
Município/Estado onde residem as/os proponente/s:
Título da Oficina Pedagógica (com ou sem subtítulo):
Ementa (1.500 caracteres com espaço):
Texto contendo de 6.000 a 12.000 caracteres com espaço e deverá ser anexado na plataforma em arquivo PDF com tamanho máximo de 2MB, contendo os seguintes itens:
           
a) Tema, relevância e justificativa
            b) Objetivos gerais e específicos
            c) Procedimentos, etapas e desenvolvimento
d) Orientações aos participantes (leituras prévias e/ou instrumentos necessários para o dia da oficina)
e) Breve currículo das/os proponentes
 

8º ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Ensino de Sociologia em tempos difíceis: aprendizagem da ciência, da coragem e esperança!